13 de setembro de 1987 teve início do acidente com o césio-137

No dia 13 de setembro de 1987 teve início da contaminação radiológica de Goiânia, , amplamente conhecido como acidente com o césio-137 um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil.

Um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado por catadores de um ferro-velho do local dentro de uma clínica abandonada, no centro de Goiânia, em Goiás. Que pensaram se tratar de sucata desmontado e repassado gerando assim um rastro de contaminação que afetou centenas de pessoas.

O acidente com césio-137 foi o maior acidente radioativo do Brasil e o maior do mundo ocorrido fora das usinas nucleares. Foi classificado como nível 5 (acidentes com consequências de longo alcance) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de zero a sete.

A Associação das Vítimas do Césio 137 afirma que até o ano de 2012, quando o acidente completou 25 anos, cerca de 104 pessoas morreram nos anos seguintes pela contaminação, decorrente de câncer e outros problemas, e cerca de 1 600 tenham sido afetadas diretamente.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.