NotíciasRio de Janeiro

Polícia Militar ganha reforço de 314 novos policiais

Uma nova turma com 314 novos policiais se formou nesta sexta-feira (10/03) no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap.

Este processo de recomposição do efetivo da Polícia Militar se iniciou ainda em 2019 quando houve uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e o Governo do Estado do Rio. Na época, o presidente Alerj, deputado André Ceciliano, anunciou que o Legislativo usaria parte do seu orçamento para pagar mais 3 mil PMs e 195 policiais civis. Os agentes foram aprovados em concurso de 2014, mas não foram chamados por conta da crise financeira do Estado.

Investimentos na segurança pública

A Secretaria de Estado de Polícia Militar aponta que além da formação teórica e prática oferecida pelos instrutores do CFAP, os novos policiais dessas duas turmas já estão habilitados para atuar em dois programas específicos de polícia de proximidade: Patrulha Escolar e Bairro Seguro. O Secretário Estadual de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, destacou os os investimentos técnicos realizados, como a operação de cerca de 9 mil câmeras portáteis nos 39 batalhões de área.

O uso de bodycams (câmeras corporais) é a  maior licitação desse tipo de equipamento já feita no país. Além disso, o Governo do Rio está construindo o maior complexo de treinamento tático de tropas especiais e convencionais do Brasil. A unidade ocupa uma área de 200 mil m² em Ramos, na Zona Norte do Rio.

Também são feitos investimentos de R$ 167 milhões em obras de infraestrutura como reformas de 44 unidades operacionais; aquisição de novos veículos operacionais e aquisição de 33 mil pistolas Bereta e 20 mil coletes balísticos.

Entre as iniciativas de destaque e inovação da Secretaria da Polícia Militar, foi lançado em outubro de 2022 o aplicativo Rede Mulher para socorrer vítimas de violência. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no celular. O aplicativo tem um botão de emergência que permite contato eletrônico com o 190.

Na próxima sexta-feira (17/03) será feita a cerimônia de formatura de uma nova turma de 250 soldados. Na gestão do governador Cláudio Castro foram investidos mais de R$ 700 milhões para proporcionar maior dignidade aos profissionais das forças de segurança.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa