Campanhas

Dia Estadual da Poesia e dos Poetas Populares

No dia 14 de março, em homenagem ao aniversário do poeta Castro Alves. Foi criado o Dia Estadual da Poesia e dos Poetas Populares, pelo então deputado estadual André Ceciliano, a ser celebrado, anualmente.

O dia 14 de março, comemorado pelos poetas declamadores, oriundos do chamado movimento de poesia marginal que atuava na década de setenta contra a ditadura militar, vendendo seus livros mimeografados em bares, na porta dos teatros e cinemas. Mais tarde denominados poetas alternativos ou independentes, que a partir da década de oitenta, levaram a poesia declamada e teatralizada para as praças, as praias, as estações de trem, do Metrô, as barcas e todos os lugares possíveis. O dia 14 de março, dia do aniversário de Castro Alves, o Poeta dos Escravos, é lembrado também por todos os poetas populares como o Dia Nacional da Poesia.

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na Fazenda Cabaceiras, próximo a Curralinho, hoje Castro Alves, no estado da Bahia. Aos 17 anos, escreveu seus primeiros poemas, em sua maioria marcados pelo combate à escravidão. Em 1863, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, tornando-se o poeta mais requisitado nas sessões públicas da Faculdade, nas sociedades estudantis, na plateia dos teatros, incitado desde logo pelos aplausos e ovações que costumava receber.

Em 1866, Castro Alves fundou com Rui Barbosa uma sociedade abolicionista, militando assim, até sua morte em Salvador, em 6 de julho de 1871, com apenas 24 anos de idade.

Por causa de sua militância, como poeta, declamador e defensor da liberdade, Castro Alves é lembrado pelos poetas populares de todo o Brasil, como patrono da poesia declamada e o dia 14 de março como o Dia Nacional da Poesia.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa