Notícias

Sala de cinema grátis para jovens e crianças do Pavão-Pavãozinho

O projeto Cine Pipoca Funarj, que oferece filmes, pipoca e refresco de graça para crianças e adolescentes de comunidades do Rio, inaugurou uma nova sala de cinema no Centro de Referência da Juventude (CRJ) do Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (22).

A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), por meio da Funarj, que já conta com uma sede no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio. O objetivo é a formação de plateia e a difusão cinematográfica nas comunidades.

A primeira sessão na nova sala teve o filme “Um Time Show de Bola (2013)” e a participação de estudantes do CIEP Presidente João Goulart/Brizolão e de autoridades. Alguns alunos nunca tinham ido ao cinema antes e se emocionaram com a experiência. Além da pipoca e do refresco, eles também receberam sorvete e livros.

A secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros, disse que o espaço também vai promover atividades culturais, sociais e educativas para os jovens da região.

“É o Estado do Rio trazendo cultura e fortalecendo o ambiente artístico neste lugar. Queremos essa arte abraçando todas as idades”, afirmou.

O governador do Rio, Cláudio Castro, destacou que o projeto é uma forma de promover a cultura e a inclusão social aos jovens das comunidades atendidos pelo Cine Pipoca Funarj. A proposta é levar o mesmo modelo a outras áreas carentes do estado.

“As crianças e os jovens precisam ter mais acesso a arte e a cultura, de forma gratuita, e eu sinto uma satisfação imensa em o Governo do Estado poder proporcionar isso”, disse o governador.

A sala de cinema tem 150 lugares e as sessões acontecem sempre às sextas-feiras, às 18h30; e, aos sábados, às 16h, com filmes infantis e infantojuvenis. Desde setembro de 2022, o Cine Pipoca Funarj já atendeu mais de 5.732 crianças e adolescentes no Jacarezinho, em 94 sessões e 48 filmes exibidos.

A importância de se ter acesso ao cinema é que ele é uma forma de arte e de cultura que pode ampliar os horizontes, estimular a criatividade e a reflexão, e proporcionar entretenimento e lazer. O cinema também é um meio de expressão e de comunicação que pode retratar diferentes realidades, perspectivas e sentimentos, e contribuir para a formação crítica e cidadã dos espectadores. Além disso, o cinema pode gerar empregos, renda e desenvolvimento para o setor audiovisual e para a sociedade em geral.

Cine Pipoca Funarj
Jacarezinho: Rua Senhor do Bonfim.
Pavão-Pavãzinho: Rua Alberto de Campos, 12, Cantagalo.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.