A ComCausa começa articular núcleo de Enfrentamento a Prática da Alienação Parental
No dia primeiro de dezembro a ComCausa recebeu os advogados Dra. Juliana Brittes e o Dr. Bruno Amado para conversar sobre a criação de um núcleo de enfrentamento a prática da alienação parental.
Dentro da proposta dos encontros da Jornada da Baixada de Direitos Humanos, a ComCausa tem se articulado com diversos movimentos sociais e profissionais a fim de promover novas frentes de atuação para a diminuição das violências, principalmente na Baixada Fluminense. Assim nasceu a ideia de um Núcleo de Mediação com com Juliana Brittes e Bruno Amado do escritório de advocacia Brittes e Amado.
“Essa articulação vai acontecer junto aos Conselhos Tutelares, Conselho Estadual de Criança e Adolescente, com as casas legislativas das cidades da Baixada Fluminense e com Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no qual a ComCausa já propôs a criação de uma frente parlamentar em defesa do convívio familiar de crianças e adolescentes” – conta Adriano Dias.
“Nossa finaldade auxiliar para diminuir os lítigios e danos às crianças por conta da prática da alienação parental. Vamos priorizar a mediação, mas também teremos – além do atendimento direto -, estudos de casos que ajudaram em outras situações no futuro”, diz a Dra. Juliana Brittes.
O núcleo trabalhará também em articulação com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e vai contar com a participação de, além de advogados, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, entre outros proficionais e movimentos sociais que irão colaborar com a iniciativa.
“Estamos ajustando uma sala de acolhimento na Casa da ComCausa em Nova Iguaçu e vamos, a partir de janeiro 2022, iniciar uma grande articulação para a prevênção desta violência” – conta Adriano que cita a ligação a Uniendo LATAM La Infancia Primero, um fórum da sociedade civil defensora dos direitos da criança, do adolescente e da família que envolve pessoas e movimentos sociais de várias as nações.