A história de João Cândido no Sesc Nova Iguaçu

A Revolta da Chibata foi uma revolta na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro de 22 a 27 de novembro de 1910. O marinheiro João Cândido, chamado depois de “o Almirante Negro”, foi seu principal líder.

A Marinha ainda trazia resquícios da escravidão com castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho. Assim, na noite de 22 novembro, João Cândido liderou um grupo de marinheis que tomaram navios e exigira dignidade. Está é só parte da história de João Cândido Felisberto contada pela Cia Cerne no espetáculo TURMALINA 18-50, que estará nesta sexta no palco do Sesc Nova Iguaçu.

“João Cândido é o herói com a cara da nossa gente, neste momento de reconstrução do Brasil, importante enfatizarmos sua história, não somente na Revolta da Chibata, mas de toda uma vida de superação” – diz Adriano Dias  da ONG ComCausa – “O espetáculo criado pela Cia Cerne cumpre este papel”. 

Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o espetáculo Turmalina 18-50 aporta no Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu – RJ, 26285-291), dia 26 de novembro a partir da 17 horas, de graça. 

 

Encontro por João Cândido no Livro dos Heróis da Pátria

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa