Campanhas

Agostin Tosco “Gringo”

O “gringo” Tosco nasceu no dia 22 de maio em Córdoba em 1930 e morreu em 5 de novembro de 1975, perseguido pelo Triple A. Ele era uma integrante do líder e estava comprometido com suas idéias. Ele sofreu prisões e morreu com uma doença que não poderia ser cumprida por sua clandestinidade. Ele era um protagonista fundamental no chamado Cordobaso, um movimento de resistência sindical, em 1969, antes da tentativa da ditadura de Ongania de suprimir uma série de direitos trabalhistas.

Aos nove anos, ela decide ser um simpatizante do Globo. Ele escolhe por ser o único time que ganhou o campeão, Independiente. Lembre-se que 39, o furacão com uma ótima equipe derrotou todos os grandes (Independiente 3 a 2 em Patricios) e ficou em segundo lugar com o River.

Em uma nota apareceu na Revista Sudestada (número 68), uma testemunha de sua vida diz “ele estava dormindo em uma pensão no Barrio Colón e ele era fã de Huracán”

Muito mais forte é a história de um camarada de Luz y Fuerza, Carlos Masnyj, que lembra que “em 1975 viajamos juntos para Buenos Aires de trem, os camaradas cortaram a luz da estação para dar tempo de subir sem que ninguém a visse. Sendo em Buenos Aires, no domingo, ocorreu-lhe ir ao campo porque jogou Huracan, sua equipe; No começo, eu não queria ir, porque eu tinha a responsabilidade de sua segurança, mas então ele me convenceu, então ele vestiu as roupas e partimos. Lembro-me de que ele gritou entre as pessoas.

A proximidade de Masnyj com Tosco foi evidenciada em 2011, quando os companheiros de Luz e Fuerza decidiram plantar uma árvore em homenagem ao “gringo”. Foi Masnyj quem o definiu como uma noz porque ele afirmou que era a árvore favorita de Tosco.

Compartilhando suas ideias ou não, ninguém duvida que Agustín Tosco coloque o corpo para endossá-las.

Em Huracán estamos unidos por um sentimento esportivo, de um país pequeno, sem fazer julgamentos sobre o pensamento político ou religioso de Los Quemeros e resgatamos aqueles que, sendo pessoas boas, compartilham ou compartilham essa paixão inexplicável.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa