Agressor de paisagista vai ter nova audiência

Em fevereiro de 2019, o estudante de direito e lutador de jiu-jítsu Vinícius Batista Serra promoveu uma sessão de espancamento contra Elaine Peres Caparróz, que durou quatro horas e rendem sequelas até hoje.

Depois de dois anos a 3ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou nesta semana a continuação da audiência de instrução e julgamento de Vinícius, de 29 anos, para amanhã, dia 29 de julho.

Segundo Elaine, o encaminhamento do julgamento de seu agressor e sua possível condenação podem trazer de volta uma normalidade de vida, que ela não conseguiu ter mesmo depois de mais de dois anos de agredida. “É indiferente quanto ao fato do agressor ir ou não a júri popular. Ela só quer que ele pegue a maior pena possível”, afirma.

Na audiência de instrução e julgamento serão ouvidas duas testemunhas e dois peritos, e ainda deve ser definido se Vinícius vai a júri popular ou não por tentativa de feminicídio triplamente qualificado.

Além dos estragos no rosto, Elaine cita ainda dores que sente do lado direito, onde o pulmão foi perfurado, problemas de insuficiência renal e anemia por causa da agressão. O trauma psicológico, que também existe, a levou a se mudar do apartamento em que foi espancada e trouxe também prejuízo financeiro.

Rede Mulher Baixada e Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher

A Baixada Fluminense é comporta por treze municípios com cerca de 4 milhões de habitantes divididos com grandes diferenças sociais. Na região existe um alto índice de violência de gênero, das mais graves, até as simbólicas. A fim de contribuir com esta questão, a ComCausa criou um projeto de articulação e promoção da rede de apoio a Mulher na região. Já o ‘Jovens Jornalistas pelos Direitos da Mulher’ vai capacitar em técnicas de jornalismo comunitário, articulação e acionamento de rede de proteção na Baixada Fluminense. Utilizando a comunicação como principal ferramenta de empreendedorismos social, instrumento da prevenção à violência de motivação de gênero e canal de exigibilidade através da visibilidade.

Portal: ComCausa.net/JovensJornalistasMulher  ou ComCausa.net/RedeMulherBaixada

Telefone 55 (21) 99957-3821 | Email: [email protected] 

Parceria:

Cese | Coordenadoria Ecumênica de Serviço

Apoio:

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.