Ícone do site Portal C3

Alerj define composição das comissões permanentes

Alerj ganha iluminação especial pelo Dia da Independência do Brasil

Alerj ganha iluminação especial pelo Dia da Independência do Brasil

Foi publicada nesta terça (14), a composição das 34 comissões permanentes da 13º Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que vai até 2026.

As Comissões Permanentes têm a função de dar parecer sobre temas abordados em projetos ou mensagens, além de realizar audiências públicas para discutir assuntos de interesse parlamentar e da população fluminense. Antes dos projetos chegarem às comissões temáticas, entretanto, os projetos precisam passar pela análise da CCJ, a mais importante comissão da Casa.

Cabe à CCJ e seus integrantes, apoiados por um corpo técnico, dizer se o projeto atende aos requisitos constitucionais, legais e jurídicos para continuar tramitando no Parlamento. Só depois dessa análise sobre a constitucionalidade é que os projetos são remetidos às comissões temáticas, de acordo com os assuntos a que se referem.

Segundo o regimento interno, cada uma das 37 Comissões elege seu presidente, mas a votação é mera formalidade. A escolha de quem lidera cada grupo passa por intensas negociações com os partidos e passa pelas mãos do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar. Assim, parlamentares da base do governo comandarão 22 dos grupos de trabalho.

Veja abaixo a lista completa dos novos presidentes das Comissões:

Fonte: ALERJ.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Sair da versão mobile