Alerj destinará 5 milhões para emergência no Norte Fluminense

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) destinará R$5 milhões de seu Fundo Especial aos municípios de Conceição de Macabu e Carapebus, no Norte Fluminense, sendo R$2,5 milhões para cada cidade. Elas foram inundadas com fortes chuvas em dezembro de 2022, causando a morte de ao menos duas pessoas e deixando centenas de desabrigados. O repasse foi estabelecido pela Lei 9.968/23, de autoria do presidente da Alerj, deputado André Ceciliano, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial desta quinta-feira (12/01).

Para fazer jus aos valores, os municípios deverão comprovar a decretação de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os deputados incluíram duas emendas para garantir transparência na aplicação dos recursos pelos municípios e o acompanhamento dos gastos pela Alerj e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Autor da norma, André Ceciliano destacou que a medida teve anuência de todos os líderes partidários da Alerj. “Os municípios no Norte Fluminense foram atingidos por um forte temporal, causando uma tragédia de grandes proporções. As chuvas e deslizamentos deixaram vítimas fatais, além de centenas de desabrigados e/ou desalojados”, lamentou.

Foto Ilustrativa | Fonte: Alerj

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Comunicando ComCausa

Ponto de Cultura e Mídia Livre ComCausa.