Notícias

Alerj homenageia Esmerino Arruda Coelho

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano (PT), concedeu a Medalha Tiradentes e o seu respectivo Diploma Post Mortem a Esmerino Oliveira Arruda Coelho, médico, empresário e político brasileiro que teria feito cem anos em 2022.

A homenagem ocorreu no Plenário da Alerj, com a presença de familiares do ex-deputado federal do Ceará, que teve ativa participação como empresário e benemérito também no Estado do Rio. Em seu discurso, Ceciliano lembrou a trajetória de Esmerino, que nasceu em 1922 e faleceu 2013, deixando um grande legado não só para a política do Ceará, mas para cariocas e fluminenses.

Foi aqui que, na década de 40, conheceu a esposa Carmen Sales Oliveira Arruda, capixaba e ex-prefeita de sua cidade natal, Granja (CE). O casal teve quatro filhos, todos cariocas, entre eles, Esmerino Oliveira Arruda Coelho Júnior, conhecido como Bony Arruda, deputado estadual por cinco mandatos no Ceará e ex-vice-presidente do Flamengo.

“Esmerino Arruda, ao longo de sua trajetória, investiu seu tempo, em ajudar os mais carentes deixando também um grande exemplo aos seus filhos com fortes valores éticos, sempre esboçando uma grande generosidade para com os mais carentes e mais pobres que pudemos ver e constatar quando de sua morte, quando uma quantidade imensa de pessoas humildes chorou sua morte”, disse Ceciliano.

A homenagem foi entregue ao filho Bony Arruda e suas irmãs, Iná Cristina, Iná Valéria e Inácio Valquíria. Emocionado, Bony agradeceu ao presidente da Casa pela iniciativa.

“Meu pai foi um homem que teve uma relação intensa com o Estado do Rio. Gratidão ao presidente André Ceciliano por reconhecer essa trajetória. Foi um homem público dedicado, que gostava do que fazia. Se não tivesse entrado para a política, talvez ele seria um grande empresário”, disse o ex-deputado.

Ele lembrou que o pai militou no Palácio Tiradentes, antiga sede da Alerj, ao lado de grandes personalidades políticas, como Tenório Cavalcanti, Benedito Valadares e Ulysses Guimarães, um período que foi acompanhado mais de perto pela irmã mais velha, Iná Cristina.

“Ele foi um homem que deixou muitas marcas aqui. Ele deu um grande exemplo de garra e de empreendedorismo, foi uma fortaleza. Aprendemos a nunca desistir e não ter preguiça para nada”, disse Iná Cristina, lembrando ainda do “espírito aventureiro” e alegre do pai.

Trajetória política e carreira empresarial, Esmerino Oliveira Arruda Coelho iniciou sua carreira política no Estado do Ceará, onde nasceu, elegendo-se pela primeira vez como deputado federal no ano de 1954, assumindo em 1955 no plenário do Palácio Tiradentes, sede da Câmara Federal da então capital da República, a cidade do Rio de Janeiro.

Foi reeleito para o segundo mandato em 1958, sendo líder do Partido Social Trabalhista (PST) em 1962, ano em que foi reeleito para o terceiro mandato com grande reconhecimento popular. Político nato, ele foi um dos principais coordenadores da campanha de Jânio Quadros à presidência da República, fazendo a chapa Jan-Jan, com João Goulart (Jango) na vice, vencer no Ceará. Participou ativamente, junto com Leonel Brizola, da conhecida “campanha da legalidade “ para garantir a posse de João Goulart na presidência do Brasil após a renúncia de Jânio.

Porém, com receio de ser cassado pela revolução, Esmerino Arruda desistiu da reeleição em 1966, apoiando seu tio para uma vaga na Câmara Federal. Entretanto, após 20 anos afastado do mandato, dedicando-se à iniciativa privada, foi eleito o primeiro suplente de senador do Estado do Ceará, por duas vezes seguidas entre 1987 e 2003, período em que os suplentes de senadores eram diretamente votados pelos cidadãos brasileiros na sublegenda senatorial de 1986.

Na sua vida parlamentar, o deputado pertenceu às Comissões de Saúde (membro) e de Economia (suplente) da Câmara dos Deputados, em Brasília. Na sua passagem pelo Poder Executivo, foi eleito prefeito da sua terra natal, o município de Granja (CE), para o mandato de 1989–1992. Aos 86 anos de idade foi eleito pela segunda vez prefeito daquele município para o mandato de 2009-2012. Um dos seus irmãos mais novos, Vicente Arruda, foi também deputado federal cearense por 24 anos, no período de 1995 até 2019.

Jovem formado pela Faculdade de Medicina Fluminense, aos 28 anos, o médico Esmerino Arruda foi diretor do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Empregados em Transportes e Cargas (Iapete), no hoje Hospital Federal de Bonsucesso, que na época era o maior hospital da América Latina, e que até hoje é um dos maiores em volume geral de atendimentos mensais.

Foi proprietário também do Empire Hotel, posteriormente transformado em Ebony Hotel, um dos primeiros hotéis de rotatividade do Centro do Rio, na Rua da Glória 46. Ainda no Rio de Janeiro, foi diretor e proprietário da RenTV, locadora de televisores SA, com a matriz fundada na década de 60, gerando milhares de empregos diretos e indiretos até hoje. A empresa atende e presta serviços com o fornecimento de mais de 35 mil televisores, ar-condicionados e outros equipamentos eletrônicos Washington Luiz.

Fonte: Alerj

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa