Rio de Janeiro

Alerj reinstala Frente Parlamentar de Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial 

Nesta terça (28), foi reinstalada na Alerj, a Frente Parlamentar de Defesa da Saúde Mental e da Luta Antimanicomial. 

Foi anunciado dois projetos de lei para aperfeiçoamento de políticas públicas destinadas à população do Rio de Janeiro, como a redução do consumo de álcool e drogas, e também a aplicação de uma pena para aqueles que ilegalmente promovem internação involuntária. Foram abordadas demandas de usuários da Rede de Atenção Psicossocial. 

A diretora do Departamento de Saúde Mental e Enfrentamento do Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Sônia Barros, esteve presente na reunião de forma virtual e comentou a respeito: 

“Já iniciamos a regularização do pagamento do Programa De Volta para Casa e começamos a habilitar novos usuários no programa. Há ainda a necessidade de instituir um mecanismo de emancipação de usuários, visando ao protagonismo e à participação social na construção da Política Nacional de Saúde Mental, além do custeio dos serviços comunitários e de expansão da rede de atenção psicossocial com foco no serviço comunitário” 

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar, deputado Flávio Serafini, o objetivo é garantir atendimento a essas pessoas, fortalecendo as unidades de acolhimento. Serafini também ressaltou que temos poucos Centros de Atenção Psicossocia (Caps). 

Regulamentação da profissão de cuidador 

Um dos temas levantados na reunião foi também a regulamentação da profissão de cuidador. Para a presidente da Associação dos Cuidadores da Pessoa Idosa, da Saúde Mental e com Deficiência do Rio de Janeiro, Ana Gilda Soares dos Santos, é preciso que os profissionais da saúde mental também lutem pela causa. “A associação do Rio de Janeiro é a única que traz dentro da perspectiva da luta pela regulamentação dos trabalhadores da saúde mental. A nossa profissão não é regulamentada e a gente precisa rediscutir os modelos de Caps, porque não estão dando conta da demanda”, pontuou. 

Também estiveram presentes na reunião a deputada Renata Souza (PSol) e o vereador Eduardo Gomes (Niterói/PSol). 

Fonte: Alerj

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo