André Ceciliano e Fagner participam do Salão Carioca do Livro

O presidente da da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidente André Ceciliano (PT), e o cantor Fagner foram os convidados do Salão Carioca do Livro para a roda de conversa “Poetar é preciso”, mediada pela escritora Paula Taitelbaum, nesta terça-feira (10/05). A quarta edição do evento LER – O Festival do Leitor ocorre, até domingo, no armazém 3 do Píer Mauá, no Centro do Rio.

“A LER é uma feira que tem uma história belíssima. Vimos aqui muitos alunos e jovens, e a gente precisa formar esse público. E nada melhor do que a poesia e a música para exercerem essa função. Para mim, foi uma honra estar aqui do lado do meu ídolo Fagner, e falar um pouquinho da obra dele”, declarou o parlamentar.

Durante a mesa, Ceciliano e Fagner conversaram sobre a trajetória do cantor e destacaram a importância da poesia e da leitura para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Vou fazer 50 anos de uma carreira bem vivida e feita pela poesia. Tive a oportunidade de trabalhar com muitos poetas, e assistir a esse evento é uma inspiração. É voltar à infância, é lembrar como entrei nesse ambiente, dos colégios que passei, e dos professores que tive”, contou Fagner.

Os estudantes Kawan Lopes e Nicoly Janim, do Coletivo Cultura Zona Oeste, destacaram que a poesia foi essencial durante suas trajetórias acadêmicas. “As letras do Fagner estavam muito presentes no nosso Ensino Médio. As poesias dele são refrigério para as nossas almas, enquanto passávamos de sala em sala e de ano a ano”, salientou Kawan.

Sobre o festival

O LER é um evento interativo que reúne autores, editoras, exposições, tecnologia, música e leitores. O evento conta com 30 espaços para atividades literárias e educacionais, e mais de 500 atores, compositores e ilustradores convidados. O festival vai até o dia 15 de maio nos armazéns 3, 4 e 5 do Píer Mauá.

– Fonte: Alerj

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa