Ícone do site Portal C3

Animadores culturais farão uma passeata no Rio

Animadores Culturais Rio ComCausa

Animadores Culturais Rio ComCausa

Os animadores culturais da Secretaria Estadual de  Educação (Seeduc), farão uma passeata nesta terça-feira (7),  com concentração a partir das 10h, no Largo do Machado, no Catete. O destino é o Palácio Guanabara, onde esperam ser recebidos pelo governador Cláudio Castro.

O objetivo da passeata é reunir apoio da população em prol de mais atenção do poder público para a categoria. A Animação Cultural, após 40 anos de fundação, pelo mestre Darcy Ribeiro, no governo Brizola e 29 anos no exercício de atividades artístico-culturais nas escolas da rede estadual de ensino, está na iminência de sua extinção. Isso porque o STF deu ganho de causa, movida pelo Governo do Estado, para a extinção da categoria  até março de 2023.

A luta pelo reconhecimento da categoria é antiga. Somente no ano passado, em agosto, a Alerj aprovou o Projeto de Lei Complementar número 67/2022, de autoria do deputado André Ceciliano,  que regulamentou a categoria dentro dos quadros da SEEDUC. Na ocasião, o projeto foi vetado pelo governador, mas em dezembro de 2022, o veto foi derrubado e acendeu as esperanças da categoria.

A situação voltou a preocupar os profissionais em meados de janeiro deste ano, quando numa reunião com a direção do SEPE, a nova secretária de educação, Patricia Reis demonstrou interesse na demissão sumária dos animadores culturais, além do interesse em substituir a categoria por terceirizados por meio de edital.

Segundo a nota emitida pelo SEPE, “quando questionada por integrantes do sindicato, a secretária deu a informação inverídica de que todos o direitos trabalhistas e previdenciários dos animadores estão regularizados, o que é facilmente desmentido. Portanto, necessitamos do apoio da população para evitar essa covardia que é o descarte de mais de 300 profissionais que atuam há mais de 30 anos levando arte e cultura para dentro das escolas, sendo jogados no desemprego, muitos doentes, idosos em sua maioria, que não terão condições de se aventurar no mercado de trabalho”.

Em nota,  a Secretaria de Estado de Educação informou que “houve uma determinação judicial – OCJ – Orientação de Cumprimento de Julgado, de 11 de maio de 2021 – definindo que os 333 animadores culturais que atuam em 272 escolas da rede estadual de ensino têm de ser exonerados até o dia 11 de março de 2023.

Informa ainda, que todos os repasses do INSS definidos por lei foram realizados e que as Certidões de Tempo de Contribuição já podem ser solicitadas pelos interessados.

Vale ressaltar que o animador cultural não é um servidor estatutário”.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

 

Sair da versão mobile