Aniversário da Biblioteca Comunitária Oscar Romero

A Biblioteca Comunitária Oscar Romero, localizada em Mesquita, completa 36 anos no próximo dia 1º de abril. Hoje, enquanto um Centro Cultural, realiza um conjunto de atividades que proporcionam entretenimento, educação e lazer para pessoas de todas as idades.

Criada por iniciativa do Grupo Jovem da Paróquia de São José Operário, seu nome é uma homenagem a atuação em favor do povo de El Salvador, país da América Central, do Arcebispo Católico, Dom Oscar Arnulfo Romero, barbaramente assassinado por grupos paramilitares, enquanto celebrava uma missa.

Nascimento Oscar Romero

A partir de denuncias repassadas pelos fiéis sobre o desaparecimento de pessoas, Oscar Romero passou a falar os nomes dos desaparecidos em suas celebrações e no programa que mantinha numa rádio diocesana, bem como a exigir que as autoridades dessem informações sobre o paradeiro delas. Desagradou os militares que estavam no poder e passou a ser ameaçado de morte, o que de fato aconteceu em 24 de março de 1980. Depois de ser considerado mártir por Roma, foi beatificado pelo Papa Francisco, em 14 de outubro de 2018, tornando-se Santo Oscar Romero.

Acompanhe as rede https://www.facebook.com/CentroCulturalOscarRomero e https://www.instagram.com/centrocult_oscar_romero/

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Artur Messias

Militante social e jornalista.