Aniversário de Paracambi

Em 08 de agosto de 1960, através da Lei 4.426, é criado o Município de Paracambi, fruto da junção do 7º distrito de Vassouras, denominado Tairetá e o 3º distrito de Itaguaí, denominado Paracambi. O significado do nome de Paracambi como também o nome Tairetá, é macaco pequeno, tendo sido dado por motivo de já existir o Rio dos Macacos. Festa em Paracambi, no RJ, homenageia São Pedro e São Paulo

Isso se deu por conta de uma forte militância popular com o apoio de personalidades locais. Neste mesmo ano, foi sancionada a Lei nº 4.426, de 8 de agosto de 1960, tornando Paracambi um município fluminense.

O município tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (0,723) e faz divisa com municípios com igual ou maiores IDH’s. Além disso, sua proximidade com a cidade do Rio de Janeiro (76 km) faz com que você possa continuar desfrutando de todas as vantagens dos serviços disponíveis na capital.

O município se estende por 179,7 km² e contava com 52 257 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 290,8 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Japeri, Engenheiro Paulo de Frontin e Mendes, Paracambi se situa a 7 km ao Norte-Oeste de Japeri.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.