Ícone do site Portal C3

Arco metropolitano irá receber investimentos para diminuir os roubos

Arco metropolitano irá receber investimentos para diminuir os roubos

Arco metropolitano irá receber investimentos para diminuir os roubos

Durante o evento Governo Presente, realizado na sede da Firjan Baixada na manhã desta terça-feira (02/03), o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), André Ceciliano (PT), e o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, assinaram o Memorando de Entendimento do Projeto Arco Seguro, entre a Firjan, o Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ), Alerj e Executivo.

O Projeto Arco Seguro foi idealizado pela Firjan e prevê a construção de uma parceria público privada para viabilizar o potencial logístico da rodovia, atualmente subutilizada. Para o presidente da Firjan, a iniciativa tem como objetivo retomar a economia da Baixada Fluminense. Já Ceciliano destacou que 70% dos trabalhadores que moram na região se deslocam para a área metropolitana diariamente. “Essa iniciativa do Arco é muito importante.

São 71 km que ligam Caxias ao Porto de Itaguaí. Com ela podemos potencializar ainda mais cidades, como Japeri e Duque de Caxias, mas precisamos reforçar a segurança”, justificou o presidente. A falta de policiamento também foi apontada pelo gerente geral de Competitividade da Firjan, Luiz Augusto Azevedo, como um dos entraves para a utilização ampla do Arco Metropolitano.

“Precisamos que a via tenha segurança 24h. Está previsto que em maio de 2022 isso aconteça, mas o nosso objetivo é disponibilizar uma estrutura de segurança provisória para que ela ocorra imediatamente. Não podemos esperar até 2022. Queremos que o Arco seja semelhante ao rodoanel de SP”, concluiu. A via escoa a produção do Rio e encurta a viagem até São Paulo.

Fonte: Alerj

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa | Jovens Jornalistas

Sair da versão mobile