BrasilDestaque

Associações se juntam para enfrentar a violência infantil

Na manhã desta terça-feira, dia 6 de dezembro, a ComCausa foi recebida por integrantes da Associação Henry Borel, em sua sede no Recreio.

No encontro foi iniciado a discussão de uma parceria institucional entre as duas associações para a elaboração de estratégias de promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente aquelas que são vítimas de violências como a alienação parental.

A ComCausa se dispôs montar uma articulação entre militantes, representantes do poder público, movimentos sociais, entre outros, para estabelecer um grande mapa humano com a finalidade de formar uma rede de enfrentamento a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e adolescentes. Também foi conversado sobre a ComCausa colaborar na comunicação da Associação Henry Borel, e dos demais movimentos que atuam contra as crianças, através de seus canais de mídia institucional. Além desses, foi proposto a realização de algumas atividades, como o ato no ‘Dia em Memória dos Filhos que Partiram’, já no próximo dia 11 de dezembro.

Na reunião foi proposto pela ComCausa estabelecer relação direta com todos os parlamentares que estiverem nas novas legislaturas a partir de fevereiro, e também criar uma relação direta com a nova composição do poder executivo estadual e federal, que tratem com a questão de crianças e adolescentes.

“Queremos contribuir para o aprimoramento dos mecanismos de prevenção da violência contra nossas crianças”, diz fundador da Associação, Leniel, pai do menino Henry Borel.

Já Adriano Dias, da ComCausa, enfatizou a proposta de reunir pessoas para elaborar alterações no ornamento jurídico e ampliar mecanismos de responsabilização dos agentes públicos que tem de oficio responsabilidade na proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Vamos juntar todas as pessoas e instituições que puderam contribuir para que casos como os de Henry, entre tantos outros que acompanhamos, não aconteçam mais”, afirma.

Também estiveram no encontro Sarah Dantas e a diretora jurídica da Associação Henry Borel, advogada Bárbara Heliodora, que informou que “estamos elaborando termos de cooperação técnica para atuar com várias instituições e vamos promover a nossa primeira atividade conjunto com a ComCausa já agora em dezembro”.

Relembre o caso Henry Borel

Henry Borel: Os valores acima da vida

Conheça mais no endereço www.comcausa.org.br/jornadadireitoshumanos

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo