A Prefeitura de Vinhedo confirmou que um avião turboélice modelo ATR-72, da Voepass Linhas Aéreas, caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) no bairro Capela, em Vinhedo (SP). A aeronave, que seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, totalizando 62 pessoas, e não houve sobreviventes.
A Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, informou que o voo saiu de Cascavel às 11h58. Em nota, a companhia declarou que todos os meios estão sendo acionados para apoiar os envolvidos e que, até o momento, não há confirmação sobre as causas do acidente. A empresa também ressaltou que a aeronave estava apta para voar e sem restrições.
A Prefeitura de Vinhedo confirmou a ausência de sobreviventes e o governo de São Paulo anunciou o envio de reforços ao local, além da montagem de um posto de comando avançado para dar suporte às equipes policiais. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e a Polícia Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram enviadas para reforçar os trabalhos.
Segundo o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, a aeronave caiu próximo de uma residência com moradores dentro, mas nenhuma pessoa em solo ficou ferida.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamentou o acidente e disse que vai monitorar “a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes”.
A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o acidente. Um ‘gabinete de crise’ foi montado pela corporação na casa de um morador dentro do condomínio onde houve a tragédia.