Canva se torna parceiro da comunicação da ComCausa

A plataforma de design gráfico, Canva, passou a apoiar os canais de comunicação institucional da ComCausa.

O Canva está disponível online e permite aos usuários criar gráficos de mídia social, apresentações, infográficos e outros conteúdos visuais. A empresa apoia instituições que atuam reconhecidamente com finalidade social.

A partir de uma interlocução feita por Emanoelle Cavalcantti da ComCausa, desde o início de novembro de 2022, o Canva passou a apoiar a instituição em sua comunicação de interesse público.

Prêmio de Mídia Livre

Ponto de Mídia Livre e de Cultura

A ComCausa é uma organização de utilidade pública municipal e estadual, com título benemérito estadual, reconhecido como Ponto de Cultura pelo Governo Federal, e desde sua refundação em 2017, busca atuar dentro do conceito de comunicação de interesse público.

Comunicação de interesse público

O campo da Comunicação Pública é uma área estratégica para construção e consolidação de uma sociedade civil democrática, que contribui para desenvolver um Estado de direito justo e participativo, onde os processos de comunicação entre o governo e o cidadão contribuem para o benefício comum.

Profissionais de comunicação e interlocutores que se utilizam do campo da comunicação política frequentemente incorrem na tentação de – devido à ênfase no uso de ferramentas de comunicação de massa e discurso persuasivo – eclipsar uma proposta de comunicação pública mais progressista, favorecendo grupos e indivíduos que querem se aproveitar da sociedade para obter vantagens pessoais em detrimento de uma política de fortalecimento da sociedade como um todo através da representação democrática dos interesses da coletividade.

O processo de descrédito das instituições públicas e o desgaste da imagem do governo e de seus órgãos executivos e representativos demonstram a urgente necessidade de se promover uma grande reforma nos conceitos que regem o uso das ferramentas e processos comunicativos do Estado. Aliás, a exigência de que os governos procurem estabelecer projetos e procedimentos que promovam o fortalecimento das instituições do Estado e não dos partidos políticos no poder ou da gestão governamental ora no poder, é um imperativo.

Assim, considerando a invisibilidade da região e temas de atuação da ComCausa, a instituição se dedicou a criar mecanismos e canais próprios, como jornal impresso, página de internet, portal de notícias. Além de materiais temáticos como campanhas específicas sobre promoção e defesa dos direitos humanos. Além desses se estabeleceu uma rede de relações de articulação com instituições de imprensa que em muitas vezes agem como meios de promoção de debates, até servido como instrumento de pressão e exigibilidade.

Nestes anos, a ComCausa priorizou a contribuição em diversas pautas e documentários, em muitas vezes sem mesmo a instituição ter presença registrada por questão de segurança, que já ajudaram na cobrança, principalmente, de respostas do poder público.

Capacitação em designer on-line

No próximo dia 04 de novembro, a partir das 14 horas, a ComCausa promoverá uma oficina sobre diagramação on-line promovida pelo jornalista Adriano Dias, que também assessora a instituição na elaboração de campanhas em agencias de comunicação.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Débora Barroso

Estudante de ciências sociais e colaboradora da ComCausa.