Carros alegóricos terão que possuir dispositivos sonoros para evitar acidentes
Projeto de Lei que visa garantir a segurança dos foliões no Carnaval foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (13). O PL 5.845/22, de autoria do deputado Carlos Macedo (REP), determina que os carros alegóricos das escolas de samba tenham dispositivos sonoros e luminosos para avisar sobre suas manobras no trânsito. Esses dispositivos só poderão ser desligados durante o desfile.
Além disso, o projeto exige que os carros alegóricos sejam acompanhados por operadores de sinalização ou sinaleiros, que deverão usar equipamentos de proteção pessoal. A medida vale para os veículos que possuam mais de 50 m² de área ou que sejam motorizados.
Os carros alegóricos também deverão contar com a ajuda de profissionais de segurança na hora da concentração e da dispersão, para evitar que pessoas não autorizadas se aproximem dos veículos. Se o carro não tiver sirene, ele será impedido de desfilar. A lei, caso seja sancionada pelo governador do Rio, ainda precisa ser regulamentada pelo Executivo.
A iniciativa do projeto foi motivada pelo trágico acidente que vitimou Raquel Antunes da Silva, uma garota de 11 anos, que foi atropelada por um carro alegórico na dispersão do Sambódromo no Carnaval de 2022.