Rio de Janeiro

Chico Machado é eleito corregedor da Alerj

O deputado estadual Chico Machado é eleito corregedor da Alerj e destaca a importância da boa convivência entre parlamentares.

Nesta quarta-feira (26/04), foi eleita a nova chapa para a Corregedoria da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O deputado Chico Machado (Solidariedade), presidente da comissão processante que resultou no impeachment do então governador Wilson Witzel (PSC), é o novo corregedor da Casa, enquanto o deputado Val Ceasa (Patriota) será o corregedor substituto.

A chapa única encabeçada por Machado recebeu 63 votos dos deputados, em uma sessão plenária que contou com discursos que ressaltaram a necessidade da boa convivência entre parlamentares de diferentes campos ideológicos. O presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), reforçou a importância do diálogo e do consenso na busca pela estabilidade política do estado.

Chico Machado afirmou que a convivência respeitosa entre parlamentares é fundamental para o bem do estado. Ele defendeu a importância das divergências, mas ressaltou que é preciso haver um caminho do consenso para se alcançar um equilíbrio ideológico. “Sempre é possível ter um caminho do consenso. Tem que haver uma acomodação ideológica. E pelo bem do estado vamos conseguir”, afirmou Machado.

De acordo com o Regimento Interno da Alerj, cabe ao corregedor apresentar a sindicância que demonstre indícios de conduta incompatível com o decoro parlamentar. A Corregedoria Parlamentar atua em conjunto com o Conselho de Ética, e tem como uma das funções dar cumprimento às determinações da Mesa Diretora referentes à segurança interna e externa da Alerj.

O deputado estadual Chico Machado é eleito corregedor da Alerj e destaca a importância da boa convivência entre parlamentares.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo