ComCausa amplia engajamento na luta contra a violência com eventos locais e no Congresso
Na noite desta quinta, um encontro entre a ComCausa e o Gato Negro Pub, um espaço cultural destacado da Baixada Fluminense, contribuiu para dar novos rumos de uma colaboração destinada a fortalecer a cidadania e a cultura da região. O objetivo foi engajar a sociedade em questões cruciais, como a violência contra mulheres. Esta parceria foi oficializada com um evento no dia 8 de agosto no Gato Negro Pub, em celebração ao 18º aniversário da Lei Maria da Penha, que atraiu um perfil variado de participantes e ressaltou a importância dessa legislação no combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O evento também fez parte da série “DebatePapo pela Cultura de Direitos”, que promove a educação em direitos humanos de maneira acessível e informal, reforçando o compromisso da ComCausa com a cultura de direitos e marcando um ponto significativo na cena alternativa da Baixada Fluminense. Durante a celebração, materiais informativos foram distribuídos, e campanhas online foram realizadas para divulgar serviços essenciais, como o Disque 180 e o Disque 100.
Na noite desta quinta, um encontro entre a ComCausa e o Gato Negro Pub, um espaço cultural destacado da Baixada Fluminense, contribuiu para dar novos rumos de uma colaboração destinada a fortalecer a cidadania e a cultura da região. pic.twitter.com/OOPZlC0ZSa
— Adriano Dias (@adrianodias_rio) August 9, 2024
Além disso, o evento celebrou o encerramento das campanhas “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”, ambas parte do projeto Comunicando ComCausa em celebração ao Agosto Lilás. A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” tratou da misoginia em seus diversos aspectos, alinhada com o Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério da Mulher e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) da Câmara dos Deputados. Cada dia da campanha foi dedicado a um tema específico, incluindo desqualificação de mulheres, impedimento da expressão de opiniões femininas, intimidação, gaslighting, e formas de violências.
A iniciativa “Dirija Como uma Mulher” também integrou o “Rock ComCausa & Cidadania” e lembrou uma década do projeto “Jovem Fica Vivo”, promovendo a paz e a reflexão sobre a violência juvenil. Este projeto tem sido crucial para fomentar diálogos sobre a importância da vida e da não violência entre os jovens.
ComCausa no Agosto Lilás da Câmara dos Deputados
Além das atividades locais, a ComCausa não se limitará à Baixada Fluminense, pois marcará presença nas atividades na Câmara dos Deputados que todo ano desenvolve atividades em alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, por conta do aniversário da Lei Maria da Penha. As ações são realizadas pela Secretaria da Mulher, em parceria com a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, com o objetivo de promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres.
Além do tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, outras atividades estão previstas. Na terça-feira, dia 13 de agosto, a ComCausa estará presente no “Debate sobre a Guia Acessível com Comissão da Mulher” na Câmara dos Deputados, como parte da agenda do Agosto Lilás.
As campanhas estão alinhadas ao Disque 180 de proteção à mulher, do Ministério dos Direitos da Mulher, oferecendo um canal importante para denúncias e apoio.
Idealizador das iniciativas, Adriano Dias da ComCausa, declarou que “as campanhas representam um importante passo na luta contra a violência e a discriminação de gênero, promovendo um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres. A participação ativa da comunidade e o engajamento nas atividades propostas são essenciais para o sucesso desta iniciativa”.
Com essa participação ativa em eventos tanto locais quanto nacionais, a ComCausa reafirma seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres e o fortalecimento da cidadania.