ComCausa inicia 16º Jornada Baixada de Direitos Humanos

Todos os anos, a ComCausa PROMOVE ou PARTICIPA de uma série de atividades de promoção de uma Cultura de Direitos no final do mês de novembro e inicio de dezembro. Esse ano terá inicio no Dia Nacional do Acarajé na barraca da baiana Dilma, que vai funcionar na Praça da Matriz em São João de Meriti, dias 25 e 26 de novembro das 10h às 18h. O evento tem o apoio da prefeitura de São João de Meriti.

“Esse ano temos a alegria de iniciar nossa jornada com a icônica Dilma do Acarajé em São João, e vamos nos movimentar todos os dias para dar voz à nossa gente” afirmou Adriano Dias Jornalista e fundador da ComCausa.

O objetivo da Jornada Baixada de Direitos Humanos é dar visibilidade às iniciativas que atuam para a valorização da vida e a consolidação dos direitos humanos na sociedade. Mostrar como a construção de uma ‘Cultura de Direitos’ se manifesta no cotidiano através das ações positivas das pessoas e grupos, sejam eles quais forem. Outra finalidade é provocar junto à população uma reflexão diferente sobre os direitos humanos, dissociando-o da discussão única da violência e de reflexões complexas. Buscamos a consciência através da celebração das virtudes e aproximação das realidades locais, nacionais e mundiais.

A ‘Jornada ComCausa de Direitos Humanos’ acontece com atividades socioculturais, palestras, debates, audiências públicas, festas, encontros informais e exposições em espaços privados, públicos e nas ruas da região e está aberto a participação de qualquer pessoa.

A concepção de ‘Jornada de Direitos Humanos’ começou em 2008 na Baixada Fluminense. Em 2009, a ComCausa ganhou o ‘Prêmio Areté’ do Ministério da Cultura, e desde de 2010 acontece em rede em outras regiões. Em 2013, a ‘Jornada de Direitos Humanos’ serviu de articulação para o I Fórum Mundial de Direitos Humanos, em Brasília.

Neste ano a ComCausa promoverá ou participará de uma série de atividades. A Jornada Baixada da Cultura de Direitos será de 26 de novembro até 10 de dezembro, em breve divulgaremos mais agendas.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.