Em celebração ao aniversário da Lei Maria da Penha, a Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa está promovendo duas importantes campanhas: “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”. Essas iniciativas fazem parte do Agosto Lilás, uma série de ações dedicadas à conscientização e ao combate à violência contra as mulheres. As atividades, que tiveram início em 01 de agosto, se estenderão até a próxima quarta-feira, 7 de agosto.
Em 2024, a Lei Maria da Penha completa 18 anos e, durante o mês de agosto, a Organização da Sociedade Civil (OSC) ComCausa está promovendo duas importantes campanhas: “Sete Dias Contra a Misoginia” e “Dirija Como uma Mulher”. Essas iniciativas, parte do projeto Comunicando ComCausa, têm como objetivo conscientizar a população sobre as diversas formas de violência e discriminação enfrentadas pelas mulheres diariamente, além de incentivar comportamentos mais respeitosos e inclusivos. A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” está sendo veiculada no canal principal da ComCausa no Instagram, enquanto “Dirija Como uma Mulher” nos canais do Rock ComCausa.
Brasil Sem Misoginia
A campanha “Sete Dias Contra a Misoginia” abordará o tema da misoginia, orinteda pelo Pacto Brasil Sem Misoginia do Ministério da Mulher e pelo “Agosto Lilás” (Lei 14.448/22) que se refere a expressões e comportamentos que demonstram desprezo, repulsa, desrespeito ou ódio às mulheres. Os tópicos a serem discutidos incluem: desqualificação de mulheres, impedimento da expressão de opiniões femininas, intimidação de mulheres, prática de gaslighting, violências verbal, física, psicológica, moral, patrimonial, sexual e feminicídio.
Cada dia da campanha será dedicado a conteúdos educativos, visando aumentar a compreensão e sensibilização do público sobre esses comportamentos prejudiciais.
Dirija Como uma Mulher
A campanha “Dirija Como uma Mulher”, parte do “Rock ComCausa & Cidadania”, é inspirada em uma iniciativa francesa que promove um trânsito mais seguro e consciente. Lançada durante as celebrações do 30º aniversário do Maxambomba Moto Clube, na Baixada Fluminense, a campanha visa incentivar uma direção mais cautelosa e segura, desafiando o estereótipo de que homens são melhores motoristas.
Inspirada na campanha “Conduisez comme une femme”, promovida pela associação francesa “Victimes et Citoyens”, a ComCausa utiliza o slogan “Dirija como uma mulher” e a mensagem “Dirigir como uma mulher significa apenas uma coisa: manter-se vivo.”
DebatePapo de encerramento no Gato Negro Pub
O ponto alto dessas campanhas será o DebatePapo de encerramento na próxima quinta-feira, 8 de agosto, o Gato Negro Pub e a ComCausa, se unirão para uma celebração especial, marcada pelo 18º aniversário da Lei Maria da Penha. O DebatePapo ‘Rock como Direito da Mulher e Instrumento de Enfrentamento à Misoginia, que começa às 18 horas, promete não apenas destacar a importância da legislação, mas também oferecer uma rica programação com debate e cultural.
“Este evento reunirá ativistas, especialistas e membros da comunidade para discutir os avanços e os desafios na luta contra a misoginia e a violência de gênero. O DebatePapo promete ser um espaço enriquecedor de troca de experiências e reflexões, fortalecendo o compromisso da ComCausa com a promoção da igualdade e do respeito”, comentou Débora Barroso da ComCausa.
Gato Negro: Atividade em conjunto para celebrar parceria com a ComCausa e aniversário da Lei Maria da Penha
Rock ComCausa & Cidadania
A parceria entre a Rock ComCausa e o Gato Negro Pub está alinhada com a campanha “Rock ComCausa & Cidadania”, que utiliza a música e a cultura como ferramentas de mudança. A campanha busca ampliar o acesso a canais de cidadania e oferecer soluções práticas, com cartazes e panfletos sendo distribuídos durante shows e atividades culturais, além de campanhas online que promovem o Disque 180 e o Disque 100, entre outros órgãos de acolhimento de demandas sociais essenciais.
“A participação da sociedade é fundamental para o sucesso dessas ações. A ComCausa convida a todas as pessoas para se juntarem a esta causa e participarem do DebatePapo de encerramento no Gato Negro Pub, celebrando juntos o aniversário da Lei Maria da Penha e reafirmando o compromisso com a luta pelos direitos das mulheres” – Débora Barroso da ComCausa.