Ícone do site Portal C3

Criminosos fazem suástica no busto de Maria Conga

Lider Quilombo busto Maria Conga

Lider Quilombo busto Maria Conga

O monumento em homenagem à líder quilombola Maria Conga, foi vandalizado com símbolo nazista no último fim de semana.

Localizado no Píer da Piedade, em Magé, o busto de Maria Conga foi danificado por criminosos, que o marcaram com uma suástica nazista.

Uma moradora do município relatou como encontrou o busto quando foi visitá-lo:

“Um dos riscos era uma suástica nazista. Soa como um lembrete: “ainda estamos aqui”. A luta ainda não acabou, está longe disso, mas não pode ficar estampado assim. Espero que movimentos positivos sejam criados para que essas pessoas saibam que não é bem por aí. Isso é crime. Não pode acontecer e não vai mais. Uma pessoa comentou que o busto está no local errado, que deveria estar dentro do quilombo. Então, existe da própria população, sobretudo branca, uma vontade desse afastamento, dessa exclusão. Isso se perpetua.”

A prefeitura de Magé disse que repudia o ato de vandalismo e que vai instalar um sistema de monitoramento com câmeras de segurança.

Maria Conga

Nascida em 1792, filha de um rei africano, ela chegou à Bahia em um navio negreiro, no ano de 1804. Aos 18 anos, foi vendida a um senhor de engenho da região de Magé e, aos 24 anos, foi comercializada novamente.

A alforria de Maria Conga foi decretada aos 35 anos, quando fundou o quilombo Maria Conga, que hoje é reconhecido pela Fundação Palmares, onde protegeu e cuidou dos negros escravizados que fugiam das senzalas da região. Nas religiões de matriz africana, principalmente na umbanda, Maria Conga é louvada como um dos espíritos da falange de “pretos-velhos”.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Sair da versão mobile