DebatePapo sobre o Festival Pela Paz em Todo o Mundo
Nesta terça-feira (03), a partir das 15h, haverá um encontro especial intitulado DebatePapo entre os produtores da Be Magic Produções, do festival Rato do Rio, e integrantes da ComCausa, em Bangu, zona Oeste do Rio de Janeiro.
O objetivo dessa reunião é discutir a criação do “Festival Pela Paz em Todo o Mundo”, inspirado no icônico álbum da banda Cólera, lançado na década de 1980. Esse álbum, que trazia em seu encarte a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi um marco para muitos, incluindo Adriano Dias, fundador da ComCausa, que afirmou ter sido a primeira vez que teve contato e entendimento sobre os direitos humanos.
A experiência de Adriano Dias com o álbum, motivou a ComCausa a procurar o produtor Luis Carlos, conhecido como Carlinhos, da Be Magic Produções, que acionou Marcelo “Saci”, integrante da banda Cara de Porco e produtor do festival Rato do Rio, para juntos, elaborarem uma agenda para a realização deste evento. A proposta inicial é que o Festival Pela Paz em Todo o Mundo vá além dos shows musicais, integrando movimentos sociais, rodas de debates, exibição de vídeos, entre outras atividades que ainda estão sendo discutidas e que deverão ser apresentadas em um formato inicial durante a reunião desta terça-feira.
O festival está planejado para ocorrer em dezembro, durante a Jornada da Cultura de Direitos, que a ComCausa realiza anualmente no final do ano. Antes disso, como forma de homenagem, o Gato Negro Pub, na Baixada Fluminense, receberá no dia 26 de setembro uma celebração especial em memória do fundador da banda Cólera, Redson Pozzi, que faleceu em setembro de 2011. Durante o evento, haverá a participação online dos músicos da banda Cólera, que convidarão o público a participar de uma live de conversa. Além disso, vídeos da banda serão exibidos, e a banda Desordem SA, da qual Adriano Dias é integrante, tocará músicas do Cólera como forma de tributo, junto com outros músicos.
O “Festival Pela Paz em Todo o Mundo” promete ser um evento marcante, não apenas pela sua inspiração musical, mas também pela mensagem de paz e direitos humanos que busca transmitir, seguindo os passos da banda que influenciou toda uma geração.
Veja também: