Dia da Bíblia Católica
Acredita-se que essa comemoração tenha surgido em homenagem à figura de São Jerônimo. Conhecido como o primeiro tradutor da bíblia para o latim vulgar, popularizando o seu conteúdo, São Jerônimo faleceu em 30 de setembro de 420.
Esta data, excepcionalmente religiosa, consiste em estimular uma reflexão nos católicos para que possam estudar mais constantemente a “Palavra de Deus” presente na Bíblia.
Para os cristãos católicos, a Bíblia é como um “guia” de ensinamentos que orientam o modo de vida a ser seguido pelos seus fiéis, além de apresentar crônicas, parábolas e previsões feitas por profetas sobre o Apocalipse.
A Bíblia é o livro sagrado para o cristianismo, assim como o Alcorão é para o Islamismo, e o Mahabharata é para o Hinduísmo etc.
Dia da Bíblia Protestante
Para os cristãos protestantes, o Dia da Bíblia é celebrado no segundo domingo de dezembro. Esta data teria sido criada oficialmente pelo bispo inglês Cranmer, em 1549, com o mesmo objetivo presente no Dia da Bíblia Católica: incentivar a população a fazer uma leitura mais assídua das Escrituras de Deus.
Por isso, no Dia da Bíblia, sugere-se que as comunidades religiosas ou grupos de estudo da bíblia se reúnam e escolham uma passagem especifica do livro sagrado para ser estudado.