Dia da Iluminação Elétrica no Brasil
Pequenas ações do dia a dia como uma lâmpada se acende, uma TV ligada, o acesso a internet está funcionando, agora é só esquentar um leite no microondas ou pegar um suco na geladeira.
Não dá para nos imaginamos sem energia elétrica no Mundo, tudo está ligado, conectado, para as pequenas coisas a necessitamos.
Sem energia elétrica não acessaríamos facebook, não teríamos geladeira, televisão, máquina de lavar, todas estas modernidades que existem na atualidade.
Por que falar disso agora? Simplesmente, porque hoje é o dia da Iluminação Elétrica no Brasil, algo que é necessário comentar, porque sem energia não teríamos todas estas comodidades. Mas quando surgiu a iluminação elétrica? Em 1879, o grande inventor Thomas Edison fez a primeira lâmpada incandescente, três anos se passaram, quando ele inaugurou a primeira central americana de serviço público de geração e distribuição de eletricidade: A Pearl Street Central Station.
No Brasil, no Rio de Janeiro, foi aprovada em 1881 a substituição da iluminação pública a gás pela energia elétrica. Depois de dois anos, também neste mesmo estado, era inaugurado o primeiro serviço público de iluminação elétrica da América do Sul, sob a presença do imperador D. Pedro II. Não tardou muito e surgiu a primeira hidroelétrica da América do Sul, a Usina de Marmelos, idealizada pelo mineiro Bernardo Mascarenhas para abastecer a sua fábrica de tecidos e prover a cidade de Juiz de Fora pela energia elétrica.
Por isto, devemos a agradecer a todos aqueles cientistas que trabalharam arduamente para hoje termos esta comodidade e podermos usufruir da energia elétrica.