Campanhas

Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher

O Dia da Instituição do Direito de Voto da Mulher é celebrado anualmente em 3 de novembro, marcando uma importante conquista para as mulheres que por muito tempo foram excluídas desse direito.

No Brasil, a luta pelo direito de voto teve início em 1919, quando a bióloga Bertha Luz trouxe para o país as ideias que havia visto em Paris. Juntamente com Maria Lacerda de Moura, uma militante anarquista, ela fundou a Liga Pela Emancipação Intelectual da Mulher, que mais tarde se transformou na Federação Pelo Progresso Feminino.

Após anos de intensa luta e reivindicações, o direito ao voto das mulheres foi finalmente estabelecido em 1930 no Brasil, sob a presidência de Getúlio Vargas.

Entretanto, é importante notar que o voto feminino ainda estava sujeito a várias restrições naquela época. Somente mulheres casadas com a autorização de seus maridos, mulheres solteiras com renda própria ou viúvas eram elegíveis para votar.

Somente em 1934 é que o direito de voto das mulheres foi verdadeiramente ampliado, sem restrições significativas. Isso faz com que o Brasil seja um dos primeiros países da América Latina a conquistar plenamente o direito de voto para as mulheres.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Débora Barroso

Jornalista comunitária e colaboradora da ComCausa.