Campanhas

Dia da Liberdade da África do Sul

dia da liberdade é comemorado em 27 de abril. A data foi criada em virtude da realização das primeiras eleições democráticas do país, em 1994. Segundo o governo sul-africano, este dia “marca o fim de mais de 300 anos de colonialismo, segregação e governo da minoria branca e o estabelecimento de um novo governo democrático liderado por Nelson Mandela, com um novo Estado e nova Constituição. “

Depois de um regime de segregação racial instaurado em 1948, a África do Sul teve a sua primeira eleição democrática. O apartheid, que dividia a sociedade a partir da cor da pele, durante décadas, combatido mundo afora tendo sido cindenado como injusto e racista pela assemnléia geral da ONU. No dia 27 de abril de 1994, começou a escrever um novo momento da sua história elegendo Nelson Mandela como presidente.

O país apelidado de “nação do arco-íris” pelo Nobel da Paz Desmond Tutu, passou a defender  igualdade de direitos para todos os cidadãos sul-africanos, independente de sua etnia, e ainda a reforma agrária, melhoria das condições de vida e trabalho, justa distribuição de renda, obrigatoriedade do ensino público e leis efetivamente justas.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa