Campanhas

Dia de Recordação do Genocídio Armênio

Neste dia 24 de abril, fazemos memória do dia do genocídio armênio, também conhecido como “Holocausto Armênio“ que levou a morte de mais de um 1,5 milhão de armênios provocada pelos turcos do Império Otomano, na Primeira Guerra Mundial entre 1915 a 1916.

O genocídio aconteceu em duas fases: a matança da população masculina sã através de massacres e sujeição de recrutas do exército para o trabalho forçado, seguida pela deportação de mulheres, crianças, idosos e enfermos em marchas da morte que levavam ao deserto sírio. Impulsionada por escoltas militares, os deportados foram privados de comida e água e submetidos a roubos, estupros e massacres periódicos.

O genocídio armênio é reconhecido como tendo sido um dos primeiros genocídios modernos, os estudiosos apontam para a forma organizada em que os assassinatos foram realizados a fim de eliminar o povo armênio, e é o segundo caso mais estudado de genocídio após o Holocausto, promovido pela Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

A Turquia, o Estado sucessor do Império Otomano, nega o termo “genocídio” como uma definição exata para os assassinatos em massa de armênios, que começaram sob o domínio otomano em 1915. Nos últimos anos, o governo turco tem enfrentado seguidas reivindicações para reconhecer o episódio como um genocídio. Até o momento, 29 países reconheceram oficialmente os assassinatos em massa como um genocídio,[19] uma visão que é compartilhada pela maioria dos estudiosos e historiadores deste período histórico.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa