Campanhas

Dia de Santa Maria Madalena “Apóstola dos apóstolos”

Maria Madalena esteve presente ao lado de Jesus Cristo em momentos cruciais descritos na Bíblia. Segundo as escrituras, ela esteve junto à cruz, ao lado de Maria Santíssima, durante a crucificação e foi a primeira a ver Jesus após a ressurreição.

Condenada pela comunidade de sua época por atitudes consideradas inadequadas, Maria Madalena não imaginava que seria salva dos julgamentos e teria seus pecados perdoados pela bondade e amor de Jesus Cristo. Após encontrar Cristo, ela abandonou sua antiga vida e passou a seguir as vontades de Deus, dedicando-se a propagar a palavra de fé.

O Dia de Santa Maria Madalena é comemorado em 22 de julho, data estabelecida pela Igreja Católica em 2016 para homenagear a santa, semelhante às comemorações dedicadas aos discípulos homens da Bíblia. Aproveite este momento para celebrar com a oração de Maria Madalena, padroeira dos arrependidos.

História de Santa Maria Madalena

O nome Madalena refere-se a Magdala, cidade natal de Maria Madalena, conhecida como um ponto de comércio movimentado. Julgada pela sociedade por um pecado, Maria Madalena foi sentenciada a ser apedrejada até a morte em praça pública. No momento decisivo, Jesus interveio, salvando-a do ataque. O amor e a humildade de Cristo tocaram profundamente Maria Madalena, levando-a ao arrependimento e à mudança de vida para seguir Jesus.

Santa Maria Madalena é considerada a padroeira dos arrependidos. Sua história exemplifica que o arrependimento é o primeiro passo para a salvação e que o julgamento alheio não está de acordo com as doutrinas de Jesus. Além de acompanhar o Calvário, Maria Madalena foi a primeira a testemunhar a ressurreição de Jesus, tornando-se a mensageira do maior milagre bíblico. Mesmo diante da perseguição aos seguidores de Cristo, ela nunca negou seu Salvador.

Em 2016, o Papa Francisco instituiu o dia 22 de julho como a data dedicada à memória de Santa Maria Madalena, exaltando a vida da mulher conhecida como a apóstola dos apóstolos, cuja presença ativa e dedicação a Deus ajudaram a espalhar o amor divino.

Oração de Santa Maria Madalena

Para perdão dos pecados e dos erros

“Santa Maria Madalena, vós que ouvistes da boca de Jesus estas palavras: ‘Muito lhe foi perdoado porque muito amou… vai em paz, os teus pecados estão perdoados’, alcançai-me de Deus o perdão dos meus erros e pecados, deixai-me participar do ardente amor que inflamou o vosso coração, para que eu seja capaz de seguir a Cristo até o Calvário, se for preciso e assim, mais cedo ou mais tarde, tenha a felicidade de abraçar e beijar os pés do Divino Mestre. Como Jesus Ressuscitado vos chamou pelo nome: ‘Maria!’, que Ele chame também pelo meu nome… e eu nunca mais me desvie do seu amor, com recaídas nos erros do meu passado. Santa Maria Madalena, rogai por nós! Amém!”

Pedido à Santa Maria Madalena

“Santa Maria Madalena, o Deus Todo Poderoso, cujo Filho vos purificou de corpo e alma, fostes chamada para ser testemunha da Sua ressurreição. Misericordiosamente vos foi concedida a graça de serdes purificada de todas as enfermidades físicas e morais. Fazei com que também eu, pobre pecador, conheça o poder da vida infinita. Trazei até mim a bênção do Espírito Santo que vive e reina, o poder do Deus único e de Seu Filho Jesus Cristo. Agora, e para sempre. Amém.”

Editoria Virtuo Comunicação

Projeto Comunicando ComCausa

Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa