Campanhas

Dia de São Jorge

Dia 23 de abril, dia de São Jorge, mártir cristão perseguido pelo Império Romano.

A história de São Jorge é uma das mais conhecidas e populares do cristianismo. Ele nasceu na Capadócia, atual Turquia, no final do século III, e viveu durante o império romano. Seu pai era um militar romano e sua mãe uma cristã devota, que o educou na fé cristã desde cedo.

Quando sua mãe faleceu, Jorge recebeu a herança que lhe cabia e foi enviado para um nível mais alto ainda: a corte do imperador. Lá, conheceu mais de perto a crueldade com que os cristãos eram tratados pelo império romano. Isso mexeu com ele, que já conhecia o cristianismo por causa da influência de sua mãe e da Igreja em Israel. Então, ele deu um primeiro passo de fé: distribuiu todos os seus bens aos pobres. Mesmo sendo membro do alto escalão do exército, ele quis a verdadeira salvação prometida pelo Evangelho que ele já conhecia.

Porém, o imperador tinha outros planos. Ele desejava eliminar os cristãos. Assim, no dia em que o senado confirmaria o decreto do imperador que autorizaria a eliminação dos cristãos, Jorge levantou-se na tribuna e se declarou espantado com esta decisão, que julgava absurda. Ele ainda disse diante de todos que os romanos é que deveriam assumir o cristianismo em suas vidas. Todos ficaram muito surpresos quando ouviram palavras como essas vindas da boca de um membro da suprema corte de Roma.

Questionado por um cônsul sobre a razão dessas palavras, Jorge respondeu-lhe que estava dizendo aquilo porque acreditava na verdade e, por ser esta a verdade, a defenderia a todo custo. Mas, “o que é a verdade? ”, perguntou o cônsul. Jorge respondeu: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade“.

O imperador tentou obrigá-lo a desistir da fé cristã. Para isso, o submeteu a sessões de torturas violentas e terríveis. Assim, depois de cada tortura, Jorge era levado de volta ao imperador. Este lhe perguntava se, depois da tortura, abandonaria a fé cristã. Jorge, porém, reafirmava sua fé, cada vez com mais coragem. Muitos romanos ao presenciarem estes fatos, tomaram as dores de Jorge, até mesmo a própria esposa do imperador, que, mais tarde, se converteu à fé em Jesus Cristo.

Percebendo que não conseguiria dissuadir Jorge de sua fé, Diocleciano mandou que ele fosse degolado. Era o dia 23 de abril do ano 303. O martírio ocorreu na cidade de Nicomédia, na Ásia Menor. Após sua morte, São Jorge foi venerado como mártir e santo, sendo um dos mais populares da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa. Ele é conhecido como o protetor dos soldados e dos cavalos.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa