CampanhasDestaque

Dia de Todos os Santos

No dia 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos é comemorado, uma data que celebra todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que essas figuras sagradas não sejam esquecidas.

Ao longo do ano, existem diversas celebrações em datas específicas para cada santo, como o Dia de São Francisco de Assis em 4 de outubro, o Dia de São Judas Tadeu em 28 de outubro, entre outros. No entanto, nem todos os santos possuem uma data de celebração dedicada a eles. Portanto, o dia 1º de novembro serve para prestar homenagem a todos esses santos. Santos são indivíduos que dedicaram suas vidas ao bem e à ajuda aos outros, e a Igreja acredita que estejam em comunhão com Deus. Essa celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, incluindo católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

Historicamente, durante o século IV, a igreja começou a honrar os santos, recordando os santos mártires no primeiro domingo após o Pentecostes.

Posteriormente, em 835 d.C, o Papa Gregório IV dedicou o dia 1º de novembro a todos aqueles que viveram vidas santas, mas que não foram lembrados ao longo do ano ou não foram oficialmente reconhecidos como santos pela Igreja.

De acordo com a tradição da Igreja, após a celebração do Dia de Todos os Santos em 1º de novembro, ocorre o Dia de Finados.

Memória: Terremoto de Lisboa de 1755

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo