Dia de Todos os Santos

No dia 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos. Celebra todos os santos e mártires das igrejas cristãs, sendo uma de garantir que esses santos não sejam esquecidos.

Durante os ano existe diversas celebrações em datas específicas de cada santo, por exemplo, no dia 4 de outubro é o Dia de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, entre outros. Entretanto, nem todos os santos possuem uma data de celebração, com isso, o dia 1 de novembro serve para homenagear todos esses santos.Santos são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus. A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos.

Historicamente, durante o século IV a igreja começou a homenagear os santos quando recordavam-se dos santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes.

Depois disso, no ano 835 d.C, o papa Gregório IV dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja.

De acordo com as tradições da Igreja, após a celebração da Festa de Todos os Santos em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados.

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo e jornalista comunitária.