Dia do Fazendeiro

Esta data homenageia os empresários do agronegócio que trabalham para o fornecimento de alimentos e matérias-primas que ajudam a potencializar a economia nacional.

Os fazendeiros desempenham uma atividade muito importante para o país, por isso, seja os de pequeno ou de médio porte, neste dia, eles merecem a nossa homenagem.

Atualmente, os fazendeiros brasileiros também representam uma forte identidade da cultura nacional, principalmente em algumas regiões do país, onde a agropecuária e o trabalho rural é bastante visível.

A definição de fazendeiro mudou muito ao longo dos anos. No Brasil Colônia, por exemplo, ser fazendeiro era sinônimo de riqueza e nobreza, devido à influência que exerciam na Corte. O plantio de cana-de-açúcar, o uso de escravos e o sistema patriarcal nas “Casas Grandes” marcavam os fazendeiros desta época.

Com o fim da escravidão, o cenário mudou no país. Os fazendeiros passaram a ser conhecidos, em sua maioria, como “barões do café” e continuavam a representar uma das classes de maior riqueza.

Também foi graças aos trabalhos nas fazendas que diversos imigrantes vieram ao Brasil durante este período.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa