Campanhas

Dia do Quadrinho Nacional

O Dia do Quadrinho Nacional é comemorado dia 30 de janeiro. As histórias em quadrinhos estão presentes há muito tempo na vida do brasileiro, mais precisamente desde 30 de janeiro de 1869, quando o cartunista Angelo Agostini publicou o primeiro quadrinho que se tem registro no Brasil: “As aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”.

Esta celebração foi criada em 1984 pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP). Desde então, a entidade organiza o Prêmio Angelo Agostini, para prestigiar os profissionais brasileiros das histórias em quadrinhos.

Angelo Agostini foi um desenhista ítalo-brasileiro que firmou carreira no Brasil e foi o mais importante artista gráfico do Segundo Reinado. Sua carreira teve início quando estouravam os primeiros combates da Guerra do Paraguai (1864) e prolongou-se por mais de quarenta anos. Em seus últimos trabalhos, testemunhou a queda do Império e a consolidação da República oligárquica

Os brasileiros vêm se multiplicando nos mercados de quadrinhos de outros países com mais intensidade desde os anos 90. Atualmente, vemos os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon aparecendo em vários projetos nos Estados Unidos, com séries como Casanova e Umbrella Academy, que, vejam só, virou série na Netflix.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa