Dia dos Namorados

É comum nessa data a troca de cartões-postais e presentes especiais entre namorados, que aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial. Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim (Valentine’s Day).

Normalmente, nesta data os namorados expressam todo o amor e carinho que sentem um pelo outro com declarações de amor, poemas, contos, frases e mensagens.

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro. Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu. Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

Portal C3 | Comunicação de interesse público | ComCausa

Adriano Dias

Jornalista militante e fundador da #ComCausa