Ícone do site Portal C3

Dia estadual em memória aos policiais mortos em serviço

Ato familiares policiais mortos ComCausa

Ato familiares policiais mortos ComCausa

No calendário oficial de eventos do Estado do Rio de Janeiro, o dia 21 de abril é dedicado à homenagem anual aos policiais civis e militares que perderam suas vidas em serviço ou em decorrência do cargo.

A Lei 7503/16 instituiu este dia estadual em memória desses policiais, com o objetivo de lembrar daqueles que sacrificaram suas vidas para proteger a população. É importante ressaltar que a perda da vida de trabalhadoras e trabalhadores das polícias do Rio de Janeiro não deve ser considerada como algo normativo.

O relatório da Rede de Observatórios da Segurança Pública indica a polícia do Rio de Janeiro como a que mais mata e mais morre. A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou 100 policiais militares baleados em 2022. De acordo com o levantamento do Instituto Fogo Cruzado, 40 agentes morreram e outros 60 ficaram feridos.

Segundo a pesquisa, dos 100 policiais, 52 foram atingidos quando estavam em serviço: 12 deles morreram e outros 40 ficaram feridos. Fora do exercício profissional, o levantamento apontou que 47 policiais foram baleados, um agente foi atingido em circunstância não informada.

De acordo com o instituto, este ano, 34 policiais foram baleados quando estavam de folga, totalizando 18 mortos e 16 feridos, e outros 13 eram aposentados ou exonerados, contabilizando nove mortos e quatro feridos.

O Rio de Janeiro foi o município da região metropolitana a concentrar a maior parte das vítimas. Foram 62 baleados na capital fluminense: 22 mortos e 40 feridos. Duque de Caxias, (10 baleados), São Gonçalo (6), Belford Roxo (5) e Maricá (4) completaram o ranking.

Além do risco que a categoria é exposta no dia a dia, os PMs também enfrentam problemas relacionados ao cuidado da saúde mental. Até 2019, um levantamento mostrava que a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) contava em média com um psicólogo para cada 577 policiais militares na ativa.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile