Campanhas

Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo

O 17 de abril é marcado como o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores do Campo. Os movimentos sociais do campo escolheram a data por remeter ao massacre de Eldorado dos Carajás, que aconteceu em 17 de abril de 1996 e vitimou 21 trabalhadores rurais no município de Eldorado dos Carajás (PA).

O Brasil é um dos poucos países do planeta que nunca realizou uma reforma agrária, até mesmo países capitalistas como Estados Unidos e Japão, ao longo da sua história, de alguma forma, realizaram algum tipo de reforma agrária, com o intuito de distribuir terras de forma mais equitativa, para viabilizar o próprio capitalismo, em termos de garantir a produção agrícola para alimentar as populações da cidade. Segundo Fernando, dados do censo agropecuário apontam que o que alimenta população brasileira é a agricultura familiar. Atualmente mais de 75% da produção agrícola que alimenta a população brasileira é oriunda das pequenas propriedades.

A situação dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais não se difere da situação da classe trabalhadora em geral, no nosso país, que luta contra o desemprego, por melhorias na saúde, na educação, na habitação, por garantias previdenciárias, por salários dignos, pela erradicação do trabalho infantil e escravo, por respeito à autodeterminação dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente; e que deseja ter melhor qualidade de vida, de poder trabalhar, plantar e colher alimentos saudáveis e de qualidade, e de ter condições dignas de permanecer no campo.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa