Campanhas

Dia Internacional do Trabalho Doméstico

No dia 22 de julho é comemorado internacionalmente o “Dia do Trabalho Doméstico”, é o profissional responsável por realizar os afazeres domésticos onde presta serviços forma organizada. A data foi firmada há 95 anos, nos Estados Unidos, já fazendo referência à luta por condições de trabalho mais justas.

No Brasil, a data é simbólica, não é um feriado constituído, só tem como finalidade valorizar o serviço doméstico. O emprego doméstico é a fonte de renda de mais de 6,4 milhões de brasileiros, em sua maioria, mulheres.

Em relação a celebração do dia 22 de julho como o Dia Internacional do Trabalho Doméstico, temos como figura principal Joe Paul Simenn, empregado em uma luxuosa mansão na Califórnia. Não comprovado se a história é totalmente verídica, mas é relatado que , em 1921, Simenn solicitou folga a seus empregadores para visitar esposa e filhos, que moravam em região longínqua. Joe Paul teve a ideia de dizer aos seus patrões que entre os dias 21 e 22 de julho, era o “Dia do Serviçal” e por isso deveriam conceder folga. Ele alegou ainda que quem não desse o descanso aos seus trabalhadores corria o risco de ser punido na corte, como era conhecido o tribunal, na época.

Entretanto, o pedido não foi acolhido, o que fez com que o empregado se revoltasse e espalhasse um boato pela vizinhança para que os demais empregadores tivessem com medo de serem punidos na justiça. A notícia se espalhou rapidamente e todos os empregadores deram folga a seus empregados.

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *