Campanhas

Dia Mundial da Alimentação

Dia Mundial da Alimentação é comemorado no 16 de outubro e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação mundial. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.

Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) é uma agência das Nações Unidas que apresenta como um dos seus principais papeis liderar os esforços internacionais para derrotar a fome no planeta.

De acordo com a própria FAO, o objetivo da organização é alcançar a segurança alimentar de todos e garantir que as pessoas tenham acesso regular a alimentos de alta qualidade suficientes para levar-se uma vida ativa e saudável.

A FAO foi criada em 16 de outubro de 1945, sendo essa data a escolhida para comemorar-se o Dia Mundial Da Alimentação.

Temas do Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.

A cada ano um tema é escolhido e, com base nele, diversas atividades artísticas, esportivas e acadêmicas vão sendo realizadas ao redor do mundo. Alguns temas já abordados no dia Mundial da Alimentação merecem destaque, como:

Pobreza rural (1985); Alimentação e meio ambiente (1989); A luta contra a fome e a desnutrição (1996); Lutar contra a fome para reduzir a pobreza (2001); Preço dos alimentos: da crise à estabilidade (2007); Sistemas alimentares saudáveis (2013); Proteção social e agricultura: quebrando o ciclo da pobreza rural (2015); O clima está mudando, alimentação e a agricultura também (2016); Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural (2017); Nossas ações são nosso futuro: um mundo #fomezero para 2030 é possível (2018); Dietas saudáveis para um mundo de #fomezero (2019); e Cresça, alimente, sustente. Juntos (2020).

Fonte: mundo educação

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Alexia Tavares

Alexia Tavares é jornalista comunitária