Dia mundial do Diabetes

A cada 14 de novembro, a Organização Pan-Americana da Saúde se junta à comunidade global de saúde pública para comemorar o Dia Mundial do Diabetes. Esta é uma oportunidade de aumentar a conscientização sobre como melhorar sua prevenção, diagnóstico e gestão.

Dia Mundial e Nacional do Diabetes. O Dia Mundial da Diabetes é comemorado desde 1991, em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best.

A primeira referência que temos sobre a doença foi por meio do papiro de Erbers que consistia em um documento médico egípcio, descoberto pelo alemão Gerg Ebers em 1872. Neste documento, descrevia-se uma doença que tinha como característica uma emissão frequente e abundante de urina.

O termo “diabetes” foi o primeiro a surgir. “No século II, na Grécia Antiga, a doença recebeu esse nome, que significa ‘passar através de um sifão’, devido à semelhança entre a drenagem de água por meio de um sifão e a perda excessiva de urina pelos pacientes”, explica a endocrinologista Daniele Zaninelli

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa

João Oscar

João Oscar é militante de direitos humanos da Baixada e jornalista comunitário.