Ícone do site Portal C3

Dia Mundial dos Fanzines

Fanzine

Fanzine

Um fanzine (aglutinação de fã e magazine) é uma publicação não profissional e não oficial, produzido por entusiastas de uma cultura particular, para o prazer de outros que compartilham o mesmo interesse. Podendo ser dedicado a uma determinada franquia, trazendo informações ou fanfics.

A história do fanzine remonta ao início do século XX, quando em 1929 Jerry Siegel criou um dos primeiros fanzines da história com temática de ficção científica, intitulado Cosmic Stories.

Os primeiros fanzines apareceram nos Estados Unidos da América na década de 1930, editados por jovens adultos, inicialmente dedicados à ficção científica, mas logo a surgir o primeiro em 1936 dedicado à Banda Desenhada.

Há dois tipos de produção de Fanzines: os impressos, geralmente feitos em papel sulfite, e os e-zines, sites que possuem a mesma finalidade e filosofia de um Fanzine.

O primeiro zine a ser publicado no Brasil foi ‘O Cobra’, manifesto do Órgão Interno da 1. ª Convenção Brasileira de Ficção Científica, que teve palco em São Paulo, de 12 a 18 de setembro de 1965. Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 23 de março de 1933, Edson Rontani tornou-se conhecido por criar o primeiro fanzine no Brasil, o Ficção, na época ainda chamado apenas como Boletim.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile