Ícone do site Portal C3

Dia Nacional da Lei de Cotas

Dia Estadual de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

Dia Estadual de Luta das Pessoas Portadoras de Deficiência

No dia 24 de julho se comemora o Dia Nacional da Lei de Cotas. A data tem como objetivo celebrar conquistas, reforçar propósitos e continuar o enfrentamento aos desafios para construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva em relação às pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS.

Em vigor no Brasil há desde 1991, a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência enfrenta obstáculos que vão além das barreiras que devem ser superadas pelos próprios indivíduos e seus familiares. Neste contexto de adversidades econômicas, o preconceito muitas vezes se junta ao fato de, por vezes, empresas ainda não cumprirem com o que está instituído na legislação.

De acordo com a Lei, torna-se obrigatório que empresas com mais de 100 colaboradores contratem profissionais com deficiência, obedecendo o percentual que varia de 2 a 5% de acordo com número de empregados. De 201 a 500 funcionários a cota é de 3%, de 501 a 1000 funcionários, cota de 4% e, de 1001 em diante, a cota é de 5% dos colaboradores.

A “Lei de Cotas”, como é conhecida, é um exemplo de ação afirmativa que defende, em seu artigo 93, os direitos das pessoas com deficiência e reabilitadas do INSS em relação à inclusão no mercado de trabalho formal. Seu objetivo maior é fazer com que as empresas e sociedade como um todo evoluam de um olhar assistencialista sobre essa população, passando a adotar uma postura de valorização da pessoa/profissional baseada em suas competências e potencialidades, independentemente de sua condição física, sensorial, intelectual ou mental.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

Sair da versão mobile