Disney e a psicologia: Filme Encanto

Lançado em 2021, o filme Encanto pode contribuir de forma divertida e descontraída para a psicologia.

História focada em uma família no interior da Colômbia, os Madrigais possuem algo diferente das outras famílias daquela comunidade, eles possuem um ‘dom’ especial. Cada componente possui algo de especial nessa família, e com grandes poderes, existem grandes obrigações, gerando muita das vezes grandes desconfortos.

O filme possui como protagonista a jovem Mirabel, a única dos descendentes de Alma que não adquiriu nenhum poder sobrenatural, e com isso, acaba sendo menosprezada pela avó e alguns componentes da família.

Alma, a matriarca da família, é uma mulher idosa, rigorosa e bem exigente com todos da família. Acredita que a família deve seguir suas ordens sem contestar. Além de Mirabel, ela também não possui um ‘dom’ especial.

Com esse filme, podemos aprender a lidar com as subjetividades dos sujeitos, aprender com as diferenças e de forma empática trabalhar para que essas diferenças não se tornem um problema.

Por que a psicologia está relacionada com esse filme?

Encanto possui personagens bem marcantes e podemos observar que em um ambiente tóxico, as pessoas podem se sentir excluídas, ansiosas e até mesmo solitárias.

Luísa Madrigal 

Luísa se sente muito pressionada com todas as suas obrigações e favores com a comunidade, quando ela sente que está perdendo sua força, ela começa a ter sentimentos de inutilidade. Ela sente muita ansiedade para conseguir agradar a todos e teme falhar.

Alma Madrigal 

Alma é uma mulher idosa autoritária. Em ambiente familiar, ela constrói várias situações constrangedoras para todos os componentes, se tornando um ambiente totalmente tóxico para todos que convivem com ela.

Mirabel Madrigal

O fato de Mirabel não possuir nenhum dom especial, ela é excluída de diversos momentos familiares e considerada um ‘problema’. Durante o filme, ela tenta de diversas formas conseguir a aprovação de sua avó, que por muita das vezes a ignora.

Bruno Madrigal

Os familiares o consideram um problema, uma ovelha negra. Bruno possui o dom de prevê o futuro, entre suas profecias, muitas não eram boas e a comunidade o considerava um homem ruim devido a isso. Bruno se sentia solitário e excluído decide se isolar. Décadas se passaram e a família Madrigal evitava até mesmo pronunciar o seu nome.

Isabela Madrigal

Isabela sofre uma grande pressão de sua avó para ser perfeita, ela realizava todos os pedidos de Alma, até mesmo se casar com um homem que ela não amava.  Ela tentava de todas as formas agir como um ser totalmente perfeito que não pudesse errar.

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo e jornalista comunitária.