Documentário sobre a Chacina da Baixada será exibido pela Tv Câmara

“Nossos Mortos Têm Voz” foi selecionado para estar entre os 30 documentários de todo o país que terão o direito de serem exibidos na TV Câmara no ano em que completam 15 anos da maior chacina da Baixada Fluminense.

No dia 31 de março de 2005 policiais do Estado do Rio de Janeiro assassinaram 29 pessoas em Nova Iguaçu e Queimados. O documentário traz à tona o depoimento de mães e familiares de vítimas da violência do Estado na Baixada Fluminense com as histórias atravessadas por essas perdas.

A produção resgata a memória das vidas interrompidas com uma visão crítica sobre a atuação do Estado através das polícias na região, aborda a atuação dos grupos de extermínio a partir da década de 50 e das milícias mais recentemente, sobretudo, no que diz respeito à violência de agentes de Estado contra jovens negros.

Além do território brasileiro, o título que tem a produção e a direção de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, da Quiprocó Filmes, também já foi exibida em aproximadamente outros 10 países – entre eles: Argentina, Paris e Estados Unidos.

Emanoelle Cavalcanti

Emanoelle Cavalcanti

Jornalista social e acadêmica de psicologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale com o PortalC3