Campanhas

Memória: nascimento Dom Helder Câmara o Dom da paz

No dia 7 de fevereiro de 1909, nasceu Dom Helder Câmara, conhecido como o Dom da Paz, foi adepto da teologia da libertação e intenso defensor dos Direitos Humanos, sendo um dos bispos conciliares e presente no pacto das Catacumbas fez opção preferencial pelos pobres e assim o fez por toda vida.

Foi nomeado bispo auxiliar na Arquidiocese do Rio de Janeiro onde atuou nas favelas com um grupo que ele nomeou de cruzadas de São Sebastião, por divergências de modelo de Igreja com Dom Jaime Câmara, teve que sair da Arquidiocese e veio a se tornar Arcebispo de Olinda e Recife em Pernambuco em 1964.

Forte opositor a ditadura militar brasileira Dom Helder foi perseguido e chamado de Arcebispo vermelho, acusado de comunismo, os ditadores do Brasil proibiram que qualquer veículo de comunicação citassem seu nome, o que o levou a excursões fora do Brasil para denunciar o que acontecia aqui.

Ele é até hoje o brasileiro mais indicado ao prêmio Nobel da paz, com quatro indicações, por sua atuação contra a ditadura, o presidente do Brasil na época Medici fez de tudo para que Dom Helder nunca recebesse o prêmio ao qual foi indicado.

Um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Teve pelas mãos de Dom Fernando seu pedido de abertura de canonização enviado ao Vaticano em 2014 onde dez dias depois a congregação para as causas dos Santos aceitou o pedido, em 2015 ele se tornou Servo de Deus, e a abertura do processo está em curso dentro do âmbito diocesano.

Na Igreja Anglicana Dom Helder já é celebrado como Santo na data de 27 de agosto.

| Editoria Virtuo Comunicação

| Projeto Comunicando ComCausa

| Portal C3 | Instagram C3 Oficial

João Oscar

João Oscar é jornalista militante de direitos humanos da Baixada e colaborador da ComCausa