Elerj formou 78 alunos no Palácio Tiradentes

0
4
Elerj formou 78 alunos no Palácio Tiradentes
Elerj formou 78 alunos no Palácio Tiradentes

Em sessão solene realizada no plenário do Palácio Tiradentes, a Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj) formou 78 alunos dos cursos de pós-graduação em “Gestão no Poder Legislativo” e “Metodologia do Ensino Superior, nesta segunda-feira (30/01). A cerimônia contou com a presença de parlamentares, professores e familiares dos formandos.

Ao todo, três turmas receberam o certificado de conclusão de curso: duas de “Gestão”, com 546 horas/aula; e uma de “Metodologia”, com 450 horas/aula. As aulas começaram em agosto de 2021 e terminaram em dezembro do ano passado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), discursou como patrono de duas das turmas. “Estou muito emocionado em receber essa homenagem. A oferta desses cursos ressalta a qualificação dos seus servidores como uma marca dessa gestão da Alerj. Isso cumpre o papel da gestão pública, que deve ser pautada para atender aos reais interesses da sociedade”, disse o parlamentar.

O deputado Luiz Paulo, que compôs o quadro de professores do curso de Gestão no Poder Legislativo, também foi escolhido como patrono. “Eu fui o primeiro deputado da Alerj a me formar na Escola do Legislativo. Em 2022, tive a honra de ser convidado para dar a disciplina de Controle Externo da Administração Pública, que é uma das maiores funções do Parlamento. Eu procurei passar todo o embasamento teórico respaldado na minha vivência de mais de 20 anos no Legislativo e de 30 anos no Executivo”, destacou.

Essa é a quarta vez que a Escola do Legislativo forma alunos no curso de Gestão, mas é a primeira vez que a pós-graduação em Metodologia é oferecida na instituição. Para o aluno e orador do curso de Metodologia, Edgar Gomes, essa é uma formação que nem todos os professores têm a oportunidade de receber. “Esse é um curso que eu já procurava. Encaro esse curso como uma grande oportunidade, porque com a metodologia do Ensino Superior você aprende a didática de dar aula”, explicou.

Já o professor do curso de Gestão, Cláudio Alfradique, destacou a importância da iniciativa para a formação dos servidores da gestão pública. “A iniciativa da Elerj é muito positiva para o desenvolvimento dos servidores públicos do Estado do Rio. A ideia é que eles fiquem familiarizados com essa metodologia e ajudem seus deputados, inclusive, a crescerem como cidadãos na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Isso vai na direção de melhorar a gestão pública do Rio e, por consequência, termos representantes com conhecimento técnico para desempenhar melhor a função pública”, frisou.

A subdiretora-geral da Elerj, Rosemary Borges, pontuou os desafios superados ao longo da formação.

“Em 2022, trabalhamos muito para que essas três turmas conseguissem chegar ao final do ano, mesmo com toda a dificuldade da pandemia e do ano eleitoral. Isso foi possível também graças ao nosso ensino de excelência. Dentro do nosso corpo docente, mais de 50% são de doutores e mestres”, disse Rosemary Borges.

Fonte: Alerj

Portal C3 | Portal C3 Oficial | Comunicação de interesse público | ComCausa