DestaqueRio de Janeiro

Emocionante homenagem aos estudantes de Realengo na Alerj

Na última terça-feira (11), o deputado estadual Júlio Rocha promoveu uma solenidade emocionante em homenagem aos estudantes mortos no Colégio Tasso da Silveira , que foi palco do maior massacre escolar da história do Brasil.

O evento ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) e contou com a presença de familiares das vítimas, além de autoridades políticas e representantes de entidades civis.

Na solenidade, Júlio Rocha destacou a importância de manter viva a memória das vítimas e reforçou seu compromisso em lutar por políticas públicas que garantam a segurança nas escolas e previnam a violência armada. “Não podemos esquecer o que aconteceu aqui há 12 anos. Essas famílias carregam uma dor irreparável, e nós temos o dever de honrar a memória dos que se foram”, disse o deputado.

Um dos presentes no encontro, o Desembargador Siro Darlan, enfatizou a necessidade da implantação de núcleos de mediação, prevenção da violência e valorização da vida nas escolas. Já Adriana da Silveira, mãe de uma das vítimas, e presidente da Associação Anjos de Realengo, destacou que “quando ocorrem atentado em escolas, como este que ocorreu hoje (em referência ao ataque a escola em Goiás, ocorrida na manhã do dia do evento), todos nós familiares revivemos o que passamos”.

Durante o evento, foram exibidos vídeos, além de discursos emocionados de parentes, sobreviventes e amigos das vítimas. Também foram prestadas homenagens a professores e funcionários da escola.

A solenidade encerrou com o compromisso dos presentes em continuar lutando para que tragédias como essa não se repitam. O deputado Júlio Rocha afirmou que continuará trabalhando para garantir mais segurança nas escolas e prevenir a violência armada. “Não podemos deixar que a memória dos que se foram seja esquecida. É preciso agir para evitar que novas tragédias aconteçam”, concluiu o parlamentar.

Frente Parlamentar pela Segurança nas Escolas

O fundador da ComCausa, Adriano Dias, esteve no evento e conversou com o deputado Júlio Rocha e o Desembargador Siro Darlan sobre a urgência de se criar políticas públicas multisetoriais de valorização da vida nas escolas. “Vamos conversar com vários mandatos parlamentares da Assembleia do Rio sobre a proposta da criação de uma Frente pela Segurança e Valorização da Vida nas Escolas. A partir desta semana também pretendemos nos encontrar com vereadores e vereadores de várias cidades para encaminhar propostas de projetos de lei sobre o assunto”, disse Adriano.

Em 7 de abril de 2011, o Brasil assistiu com horror ao noticiário sobre o massacre no Colégio Tasso da Silveira, localizado em Realengo, na zona oeste do Rio de Janeiro. Um ex-aluno entrou armado na escola e abriu fogo contra estudantes, deixando 12 mortos e diversos feridos. O crime chocou o país e repercutiu internacionalmente.

O que provoca o aumento da violência nas escolas

Portal C3 | Portal C3 Oficial

Comunicação de interesse público | ComCausa

Virtuo Comunicação

Emanoelle Cavalcanti

Acadêmica de psicologia, voluntária na Ong Médicos do Mundo